sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Notícias Numismáticas I

Rodrigo Leite

O Notícias Numismáticas é uma seção do site da Associação Brasileira de Numismática que será atualizada com novas edições sempre que um fato marcante na numismática brasileira e mundial ocorrer.

Hoje falarei sobre o próximo leilão da Stack's Bowers que ocorrerá entre 22 e 24 de Janeiro de 2013, na qual a estrela será o leilão das peças da Cardinal Collection.

1794 Dollar
Foto: Cardinal Collection Educational Foundation

Essa magnífica moeda de 1 Dólar está graduada pela PCGS em SP-66 (Specimen 66) e é a mais bem conservada moeda de 1 Dólar do ano de 1794 que se tem notícia. Essa moeda é a Neil-Carter-Contursi que foi comprada pela Cardinal Collection em 2010 por incríveis US$ 7.850.000,00. Mais informações sobre a moeda e sobre o último leilão dela em 2010 podem ser vistos num artigo da CoinLink nesse link (em inglês).

1792 Half Disme


Foto: Cardinal Collection Educational Foundation

Essa moeda tem tudo o que um bom numismata procura: ótimo estado de conservação, brilho de cunhagem e uma pátina magnífica. Essa moeda foi graduada pela PCGS em MS-68 (Mint State 68) e é a moeda americana mais bem conservada do século XVIII conhecida. Dizem que a prata usada nessa emissão pertenceu a George Washington, o que provavelmente não é verdade, o que é verdade é que a modelo do busto da Liberdade é Martha Washington, esposa de George Washington, o que torna a moeda ainda mais interessante.

Além dessas duas moedas ainda haverá outros lotes interessantíssimos da Cardinal Collection. Conforme disse John Pack, diretor executivo da Stack's Bowers, em entrevista à Coin Week: "esse é um leilão que será relembrado por muitos anos à frente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário