quinta-feira, 7 de março de 2013

Notícias Numismáticas VIII

Editor-responsável: Rodrigo Leite
Texto: João Carlos Renault

Com mais de 300 anos de existência a Casa da Moeda do Brasil possui um moderno maquinário e uma equipe de experientes profissionais. Mas falhas de produção acontecem e a cunhagem de moedas fora do padrão normal é uma realidade que os colecionadores conhecem.

Em 27 de maio de 1994 foi implantado o real, nosso atual padrão monetário, e encontramos em circulação moedas com reverso invertido, com reverso horizontal a direita, reverso horizontal a esquerda e reversos inclinados. Também encontramos moedas com excesso de metal, com boné, com outras falhas de cunhagem e recentemente foi noticiado a cunhagem de uma moeda de 50 centavos onde em uma das faces a cunhagem foi da moeda de 5 centavos.

Até o momento não disponho de um exemplar dessa escassa peça de 50 centavos para apresentar aos amigos que apreciam a numismática, mas apresento aqui uma também escassa moeda de 50 centavos de 1998, onde a inscrição BRASIL aparece em duplicidade.


2 comentários:

  1. Bom dia,

    Tenho uma do mesmo ano com Brasil duplo e demais caracteres , todos raios que cruzam a cabeça do Barão .

    Saber a classificação aprox. desta variante ...

    Grato retorno

    ResponderExcluir
  2. Caro Sr. Fernando,

    infelizmente não há no Brasil (como há nos EUA) um catálogo referenciando esses erros de cunhagem nas moedas brasileiras, ficando difícil uma catalogação.

    Abraços.

    ResponderExcluir