terça-feira, 23 de abril de 2013

Notícias Numismáticas IX

Rodrigo Leite
Após cerca de 1 mês sem novas edições do "Notícias Numismáticas", volto com o IX número e com uma história singular.

J. Sanford Saltus fou um grande benfeitor da American Numismatic Society, sendo Vice-Presidente de 1897 a 1898 e Secretário Correspondente de 1900 a 1905. Em 1910 a British Numismatic Society institui a J. Sanford Saltus Gold Medal, prêmio trienal em reconhecimento de numismatas com grandes serviços prestados à numismática britânica. Em 1913 a ANS institui o Saltus Medal Award, prêmio anual dado aos melhores gravadores da arte da medalhística.

Em Junho de 1922 Satus viaja à Londres na condição de Presidente da British Numismatic Society (o único não-bretão a conseguir esse posto até os dias de hoje) para o jantar de homenagem ao Rei Jorge V. Nessa época ele era também presidente do New York Numismatic Club.

No dia 23 descobre-se Saltus morto no seu quarto de hotel. Causa da morte: ingestão de cianeto de potássio. A polícia logo formulou a hipótese de suicídio. No entanto porquê Saltus se suicidaria enquanto viajava para ser homenageado? Depois descobriu-se que Saltus estava noivo e que não demonstrava sinal de depressão.

Queimaduras nas pontas dos dedos de Saltus fizeram a polícia suspeitar que ele havia tentado induzir-se ao vômito quando viu que havia bebido o cianeto (o cianeto lhe havia queimado as pontas dos dedos). Mas porquê ele bebeu o cianeto?

Acontece que a solução de cianeto é muito usado como líquido em limpeza de moedas. O responsável viu um copo de ginger ale na mesa e isso levou à conclusão do caso: Saltus estava limpando moedas com cianeto e bebendo ginger ale, uma hora ele confundiu-se e bebeu o cianeto, percebendo seu erro ele tentou induzir-se ao vômito com pouco sucesso (resultando nas queimaduras nas pontas de seus dedos).

Portanto tome cuidado ao limpar suas moedas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário